terça-feira, 26 de maio de 2009

Questão de Ética

Precisamos destacar que é preciso ter muito cuidado ao copiar textos, imagens, enfim, informações da Internet. Você sabe que existem direitos autorais, não é?
A prática indiscriminada de copiar e colar conteúdo de páginas da Internet sai muito caro aos que recorrem a ela, pois configura infração à Lei 9.610/98, a Lei sobre Direitos Autorais http://www.mct.gov.br/legis/Leis/9610_98.htm).
Reproduzir textos originais sem autorização, omitir o autor, não indicar o link para reportagens veiculadas em outros sites ou ainda copiar apenas trechos do trabalho alheio resultam em processos judiciais e, mais grave, em indenizações que podem chegar à casa dos milhões de reais.
Pelo sim ou pelo não, toda vez que utilizarmos material retirado de sites (textos, figuras etc) ou de outras mídias, como impressos, rádio, etc., devemos citar a fonte. Para isso, recorremos às norma-tizações da Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT.
Os elementos essenciais para referências são: autor, título, local, editora, data de publicação, designação específica e alcance; outros elementos complementares poderão ser incorporados.

• Documento eletrônico

É considerado documento eletrônico qualquer informação armazenada em um dispositivo eletrônico (disco rígido, disquete, CD-ROM, fita magnética) ou transmitida através de um método eletrônico. Exemplos de documentos eletrônicos são os softwares, os bancos de dados, os arquivos de som, texto ou imagem disponíveis em CDs, discos ou fitas magnéticas, informações acessadas on-line na Internet, o que inclui as mensagens eletrônicas pessoais, fóruns de discussão, arquivos de hipertexto (http, em sites da WWW), ou arquivos da Internet de formatos especiais.

• Documento iconográfico

Documentos iconográficos são: pinturas, gravuras, ilustrações, fotografias, desenhos técnicos, dispositivos, filmes, materiais estereográficos, transparências, cartazes e outros. Para sua referência são considerados elementos essenciais: autor, título, data e especificação do suporte. Como nos outros casos, quando necessário, acrescentam-se elementos complementares para melhor identificar o documento.

Um comentário:

  1. Com a velocidade e quantidade de informações que podemos acessar ao mesmo tempo na internet, alguns detalhes importantes, como sempre citar nossas fontes, pode passar desapercebido. São tantas conexões, links e informações ao mesmo tempo que temos que tomar cudado para não nos perdermos no meio do entusiamo de tanta novidade. É claro que nem sempre o uso de textos imagens, etc, sem citação de referência, acontece sem querer, sempre tem alguém querendo se aproveitar de uma facilidade sem o uso devido e apropriado. Por isso a ética será sempre uma questão importante de se levantar em qualquer meio e situação, faz parte da educação e do processo de construção de cidadãos cada vez melhores, até mesmo no meio virtual.

    ResponderExcluir